Blog

Vamos falar sobre a série Atlanta?

Porque os homens negros não estão falando sobre a série Atlanta ? 

Vocês lembram quando o Donald Glover lançou “This is America”? 

O Clipe já me fez apagar a introdução em que eu tentava explicar quem era Donald Glover e tenho certeza que hoje, você já deve saber quem ele é. Eu poderia ficar horas aqui rasgando elogios sobre como esse clipe é viciante, crítico, inteligente e dramático ao mesmo tempo, mas hoje quero falar sobre uma outra obra maravilhosa de Donald Glover que ainda está muito pouco comentada entre nós: ATLANTA! 

Atlanta teve seu primeiro episódio lançado em 2016 e é uma comédia estranha, dramática, crítica e muito bem montada. A série é tão boa, mas tão boa, que eles já ganharam mais de 10 prêmios.  Sem nenhum Spoiler vou deixar aqui alguns pontos que acho relevantes para você e principalmente os homens pretos, se atentar quando for assistir. 

O homem negro e seus sonhos 

Nós sabemos que sonhar é um privilégio de poucos, nem todo mundo tem a facilidade de seguir seus sonhos ou de viver de sua arte. Earn é um personagem que abre mão das obrigações que tem para ser ‘’alguém na vida’’ e tenta ser o agente de seu primo que está iniciando sua carreira no hip – hop. Ele tem uma filha e uma esposa e sente a todo o momento o fardo de um homem quando ele decide viver do que sonha. E cá entre nós, isso realmente é muito difícil! 

Pitadas de humor vestidas de verdade 

Eu confesso que demorei um pouco pra entender o ritmo da série, acontecem cenas que vão fazer sentido apenas no final do episódio e outras em que você será forçado a parar e pensar melhor sobre aquilo. Mas é digno de louvores a maneira em que ele trouxe o racismo do nosso cotidiano para um humor crítico: o branco que quer ser negro, como nos confundem com qualquer pessoa que também seja negra, o negro e os investimentos que estão longe da nossa realidade. São vários assuntos que ele comenta incorporando uma história agoniante de três homens negros que só querem fazer sucesso com a música e ter o seu dinheiro como o próprio ator  diz em seu clipe “ Get Your Money Black Man”. 

A mulher negra e a responsabilidade 

De contraponto enquanto Earn é um jovem atrás do seu sonho a série mostra a sua companheira que por mais irritada que ela possa estar com o personagem, ela é a parceira que sempre aparece quando ele precisa, que mantém a casa e o emprego para que ele possa ir atrás de algo melhor. É perceptível que depois, os dois personagens percebem que sofrem opressões de modos diferentes e que é bem melhor estarem juntos do que separados. Diz muito sobre nós nos dias de hoje não acha? 

Só peço que vocês tirem um tempo pra assistir essa série… Quantos negros tínhamos em La Casa de Papel? E estávamos todos lá prestigiando a série. Nós por nós! 

Sté Souza, tem focado trabalhar com conteúdos que sejam para mulheres negras, com blogs, projetos de empreendedorismo e muito conteúdo nas redes sociais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *